25/01/2013 - Museu da Justiça do Rio promove visitas guiadas para novos grupos das empresas Rei do Mate e Bob's

Os visitantes do dia 22, no hall de entrada do Antigo Palácio da Justiça. Os grupos do Rei do Mate e do Bob's do dia 23, no Tribunal Pleno.

O Antigo Palácio da Justiça recebeu nas tardes destas terça e quarta-feira, dias 22 e 23, a visita de 75 funcionários das empresas Rei do Mate (filiais Praça XV e Niterói) e Bob's ¿ Central do Brasil. Para muitos deles, era a primeira vez que tinham contato com a Justiça fluminense e que também percorriam um prédio histórico. Outros já haviam visitado, no ano passado, o Centro da Memória Judiciária de Niterói. Os passeios guiados foram promovidos pelo Museu da Justiça do Rio de Janeiro, por meio das educadoras Blanca Dian e Teresinha de Sousa.

Segundo o franqueado das duas empresas, Maurício Salkini, uma vez por mês os funcionários fazem visitas culturais e educativas às instituições que estimulem o seu lado criativo. "E o antigo prédio do Poder Judiciário do Rio, por sua beleza, arquitetura e informações históricas sobre a Justiça, foi o escolhido desta vez", disse. Ele explicou que o passeio tem ainda, como objetivo, levar o conhecimento adquirido para o dia-a-dia dos funcionários.

"Percebemos que esses eventos produzem também um efeito muito positivo no cotidiano deles, pois, além de adquirirem mais conhecimento, trabalham mais estimulados, mais satisfeitos", afirmou Maurício.

De acordo com a gerente do Bob's da Central do Brasil, Joseane Feliciano, a visitação foi muito interessante e interativa para os seus funcionários, já que muitos deles nunca tinham entrado numa Casa da Justiça. "É importante que todos conheçam a riqueza de nossa história e cultura", falou. 

Passeio histórico e exposição

Os visitantes começaram o passeio guiado pelo "hall" de entrada do Antigo Palácio da Justiça, percorrendo vários ambientes, entre eles o Tribunal do Júri, o Salão dos Passos Perdidos, o Salão Nobre e o Tribunal Pleno, passando ainda pela exposição sobre Direito Ambiental.

"É a primeira vez que venho aqui. A visita, em si, enriquece a nossa cultura e nos fala sobre as leis, nos fazendo compreender um pouco sobre a Justiça do nosso país", comentou Vitor França dos Santos, que trabalha no Rei do Mate da Praça XV.

Já para Raphael da Silva Conceição, também do Rei do Mate da Praça XV, a visita guiada foi bastante interessante, pois obteve novos conhecimentos. "Gostei do que vi, principalmente, do Tribunal Pleno, onde as coisas aconteciam de verdade, em termos de justiça. Só havia visto isso nos filmes. Hoje foi real", completou.

Para Letícia Mendes, do Bob's da Central do Brasil, ter visitado o Antigo Palácio da Justiça nesta semana foi algo bastante estimulante. "Tenho vontade de fazer um curso de direito; e conhecer a história da Justiça, de uma forma viva, foi bastante agradável", finalizou.