Alunos da Escola Municipal Princesa Isabel visitam o Antigo Palácio da Justiça e conhecem o Judiciário

O 'Juristur', em visita ao Antigo Palácio da Justiça, com 39 estudantes da Escola Municipal Princesa Isabel. Os alunos, durante palestras com os magistrados Siro Darlan e Joel Pereira dos Santos, sobre o funcionamento do Judiciário estadual.

O programa "Juristur/Conhecendo o Judiciário", em parceria com o Museu da Justiça do Rio, recebeu nesta quarta-feira, dia 10, a visita de 39 alunos do 9º ano da Escola Municipal Princesa Isabel, do bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio. Os estudantes foram recepcionados pelo juiz Joel Pereira dos Santos, coordenador do Programa, e pelo desembargador Siro Darlan, da 7ª Câmara Criminal da Capital; os magistrados explicaram ao grupo como funciona a Justiça fluminense e tiraram dúvidas.

Dentro ainda do "Juristur", o colaborador Marcos Aguiar palestrou sobre a luta mundial dos Direitos Humanos, convidando todos os alunos para participarem da 2ª edição do Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos. Após a palestra, os jovens conheceram a história e as instalações do Antigo Palácio de Justiça do Rio, em uma visita guiada pela educadora Teresinha de Sousa, do Museu da Justiça. O passeio seguiu pela Biblioteca e Seção Criminal do TJRJ.  

Para o responsável pelos estudantes da escola Princesa Isabel, o professor de matemática Nelson Coutinho, a iniciativa do "Juristur" é fundamental, pois traz novos horizontes aos alunos. "A gente, que é de Santa Cruz, tem esse problema. Lá, o aluno da escola pública não tem muita perspectiva e chega a acreditar que as possibilidades  para eles são bem menores ou até nenhuma. Só em conhecer a estrutura política do País, como funcionam os três Poderes, e isso tudo vindo de alguém importante, como o desembargador Siro Darlan, é fundamental", concluiu.

Informações sobre o programa "Juristur" podem ser obtidas pelos telefones (021) 3133-2315 ou 3861-1113 ou, ainda, pelo e-mail juristur@amaerj.org.br

Já os interessados em fazer as visitas guiadas promovidas pelo Museu da Justiça podem agendá-las pelos telefones (021) 3133- 3532/3497 ou pelo e-mail: seexp@tjrj.jus.br.