Documentários sobre o Direito Ambiental fazem parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente

A exposição sobre Direito Ambiental conta a história da destruição da cidade da São Marcos. Estudantes de escolas particulares e do ensino fundamental tem visitado a mostra, que fica no Salão dos Espelhos.

Em comemoração as festividades do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Museu da Justiça estará  realizando durante esta semana, exibição de documentários sobre o Direito Ambiental, na Sala de Câmara Isolada, localizada no 3º andar da Rua Dom Manuel, 29 - Centro. O tema vem sendo amplamente divulgado pela instituição, por intermédio da exposição "O Direito Ambiental nas fontes históricas do Poder Judiciário", inaugurada em junho passado, durante a Rio + 20. A entrada é franca e para todas as idades. O horário de funcionamento é das 11h às 17h.

A exposição promovida pelo Museu procura mostrar, por meio de textos, imagens e peças do acervo documental da unidade, fatos ocorridos no Brasil,  desde  o  final  do século XVIII. Está dividida em quatro núcleos: os fundadores da crítica ambiental no Brasil; a floresta da Tijuca; a destruição da cidade de São João Marcos; e a limpeza e o saneamento urbano. Interligados, eles reconstituem para os visitantes, através dos processos históricos do acervo do Museu, a história da cidade e dos moradores de São João Marcos; demonstram a legislação do início do século XIX, que possibilitou o saneamento e a urbanização da cidade do Rio de Janeiro; e falam do Decreto Imperial nº 577 de 1861, que permitiu o reflorestamento do maciço da Tijuca.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando, na época, a Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Desde então, vem sendo celebrado em 5 de junho, em todo o mundo, como forma de aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel, 29 - Centro - Rio de Janeiro - RJ, dentro do Antigo Palácio da Justiça.

Mais informações, aqui.