Museu da Justiça promove o 1º Seminário Nacional de Museus e Centros de Memória do Poder Judiciário

O Museu da Justiça do TJ do Rio de Janeiro promove, a partir desta segunda-feira, dia 27, e até o próximo dia 31, o 1º Seminário Nacional de Museus e Centros de Memória do Poder Judiciário. O objetivo é estabelecer um espaço de diálogo, compartilhamento e troca permanente entre as diversas instituições judiciárias do país. O evento tem o patrocínio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SEC) e ocorrerá na Rua Dom Manuel, 29 - Centro, dentro do Antigo Palácio da Justiça.

Na oportunidade, os participantes poderão ouvir e ter contato com especialistas e profissionais atuantes na área, que apresentarão um panorama das instituições-memória e dos acervos judiciários em escala nacional. Haverá oficinas de trabalhos interinstitucionais, que ajudarão a delinear redes regionais e a rede nacional de museus e centros de memória do Poder Judiciário.

O encontro será aberto às 13h do dia 27, no plenário do antigo Tribunal do Júri, localizado no 2º andar do antigo Palácio e conta com a participação especial do professor português António Manuel Nunes Martins, historiador e investigador afiliado ao Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra. Destaque-se, ainda, em seu currículo, o fato de ser especialista em história das instituições judiciárias. Integrará, ainda, a mesa de debates desse dia, o professor, poeta e museólogo Mário Chagas, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), que possui diversos artigos e livros publicados nessa área, entre eles, "A Imaginação Museal - museu memória e poder em Gustavo Barros, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro".

Demais palestrantes

São, também, palestrantes: dia 28/08 - o juiz militar do TJ Militar do Rio Grande do Sul, e coordenador do Projeto Memória do TJM-RS, Sérgio Antonio Berni de Brum; a supervisora do Centro de Documentação do TJ do Paraná, Denise Antunes Ferreira; o chefe da Divisão Museu da Justiça do TJ do Paraná, Darbi Wolf; a advogada e professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ), Miriam Ventura; e o historiador e professor da UFRJ, Flávio Gomes. Dia 29/08 - o coordenador do Memorial da Justiça do Trabalho - TRT 4ª Região - do Rio Grande do Sul, Alexandre Veiga; a Drª Magda Biavaschi, membro da Comissão Coordenadora do Memorial da Justiça do Trabalho - TRT 4ª Regiao do RS; a assessora - chefe do Sistema Estadual de Museus da Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, Lucienne Figueiredo; a gerente executiva do Sistema Estadual de Museus do Ceará, Cristina Rodrigues Holanda; e a assessora técnica do Sistema Estadual de Museus do Rio Grande do Sul, Simone Flores Monteiro.

Já as oficinas de trabalho interinstitucionais terão início na parte da tarde do dia 29 e vão até o final do dia 30, ocorrendo, no dia 31, o encerramento do evento, com a apresentação de seu documento final.

O 1º Seminário Nacional de Museus e Centros de Memória do Poder Judiciário é uma realização do Museu da Justiça/DEGEM, por meio da Divisão de Gestão da Comunicação (DIGCO)/Serviço de Exposições e Educação Patrimonial (SEEXP), órgãos vinculados à Diretoria Geral de Gestão do Conhecimento (DGCON) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A arte e a impressão dos materiais de divulgação foram feitas pela Divisão de Artes Gráficas (DIAGR) do Tribunal.

As inscrições foram encerradas no último dia 17. Outras informações, porém, podem ser obtidas pelos telefones (21) 3133-3497/3532, pelo e-mail sexxp@tjrj.jus.br ou ainda pelo site www.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/museu/i-seminario.



O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel, 29 - Centro - Rio de Janeiro - RJ, dentro do Antigo Palácio da Justiça.
Mais informações, no site www.tjrj.jus.br, link Institucional / Museu da Justiça / Exposições e Eventos e/ou Visitas Guiadas.
Tels.: (21) 3133-2515/3553 - Fax.: (21) 3133-3548
e-mail: digco@tjrj.jus.br