Museu da Justiça lança Oficinas Pedagógicas para crianças

 

Um quebra-cabeça da deusa Themis será montado pelos pequenos As palavras cruzadas serão algumas das atividades que as crianças terão nas oficinas



Chegou a vez das crianças conhecerem a história do Judiciário fluminense. O Museu da Justiça, através do Serviço de Exposições e Educação Patrimonial (SEEXP), lançou este mês as Oficinas Pedagógicas. Os pequenos entre sete e 11 anos, matriculados em escolas públicas ou particulares, poderão percorrer os espaços históricos do Antigo Palácio da Justiça e participar de atividades que vão explicar, de forma educativa e divertida, noções do Direito, o funcionamento dos julgamentos, as histórias da mitologia relacionadas à Justiça e a importância da preservação da memória do poder que funciona para resolver os conflitos em sociedade. No mês das crianças, as Oficinas estão agendadas nos dias 23, 24, 30 e 31 de outubro, sempre às 11h.

As Oficinas serão realizadas pelas educadoras do Museu da Justiça. Elas farão um passeio por diferentes espaços do Antigo palácio, como o hall de entrada, o Tribunal do Júri, Tribunal Pleno, Salão dos Passos Perdidos e o Salão dos Espelhos. Em cada ambiente, diferentes atividades serão realizadas, variando da leitura de histórias, jogos interativos (caça-palavras, jogo da memória) e brincadeiras dirigidas. As dinâmicas serão aplicadas de forma que as crianças participem não apenas ouvindo os educadores, mas questionando, falando e debatendo. Entre o material utilizado, estão uma caixa de curiosidades, poemas de João Cabral de Melo Neto e do historiador e advogado Câmara Cascudo.

A educadora do SEEXP, Blanca Dian Soares, explica que o objetivo das Oficinas é aplicar, de forma lúdica, os princípios da educação patrimonial aos espaços do Antigo Palácio da Justiça. "A preservação da memória e do patrimônio histórico é fundamental para o exercício da cidadania. Por isso, é importante que os pequenos apreendam desde já conceitos importantes como Direito e Justiça", afirma.

Passado o mês de outubro, as Oficinas Pedagógicas serão realizadas às terças e quartas, sempre às 11h e 14h.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones (21) 3133-3532 / 3497 ou pelo e-mail seexp@tjrj.jus.br.
 

O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel, 29 - Centro - Rio de Janeiro - RJ, dentro do Antigo Palácio da Justiça.
Mais informações, no site www.tjrj.jus.br, link Institucional / Museu da Justiça / Exposições e Eventos e/ou Visitas Guiadas.
Tels.: (21) 3133-2515/3553 - Fax.: (21) 3133-3548
e-mail: digco@tjrj.jus.br