Nova turma de universitários do IBMEC conhece o Antigo Palácio da Justiça

 



Pela segunda vez este ano, uma turma de universitários do primeiro período do curso de Direito do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), unidade Centro, veio conhecer o Antigo Palácio da Justiça. O grupo de 20 estudantes fez a visita guiada, em caráter excepcional, na última sexta-feira, dia 30 de março, orientado pelo professor de História do Direito e diretor da Divisão de Gestão de Acervos (DIGAC) do Museu da Justiça, Jorge Luís Rocha da Silveira. Durante o passeio, eles percorreram vários ambientes, entre eles, o Tribunal Pleno e a Sala de Câmara Isolada, e puderam conhecer alguns objetos e seu valor histórico, além de manusearem cópias de processos importantes, pertencentes à exposição "Projeto Memória do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro", que se encontra no 3º andar do prédio.

De acordo com a estudante Juliana Pareto, a visitação lhe trouxe novos conhecimentos sobre a cultura e a história do Direito. "Eu nunca tinha vindo ao prédio e o achei muito bonito; recomendarei esta atividade complementar aos meus colegas de classe, pois aprendi e vi hoje coisas muito interessantes", falou.

"Eu também gostei de ter vindo a este antigo palácio, e um dos lugares que me chamou à atenção foi a sala do Tribunal do Júri. Gostei de ver ainda os escritos que ficam nas paredes do Tribunal Pleno; os vitrais - muito bonitos, com certeza; o pé direito das salas é interessante pois é muito alto e isto impressiona o visitante; os lustres, enfim, recebi hoje informações muito significativas para o meu aprendizado", completou o aluno Gabriel Santos. As visitas guiadas pelo museu atendem a diferentes grupos: crianças em período escolar - a partir de sete anos, adolescentes, universitários e todos os demais interessados em saber um pouco mais sobre a história do Direito de nosso estado. A atividade educativa acontece todas as terças (às 14h) e quartas-feiras (às 11h e às 14h).

Grupos podem ser agendados pelo telefone (21) 3133-3497 ou pelo e-mail: seexp@tjrj.jus.br. O número máximo de visitantes é de 40 por sessão.

Os servidores do TJRJ que participarem da visita têm computadas horas de capacitação pela Escola de Administração Judiciária (ESAJ).

A visitação feita por educadores e a mostra fazem parte do "Projeto Memória do Judiciário do Estado do Rio de Janeiro" e são administradas pelo Museu da Justiça, órgão vinculado à Diretoria Geral de Gestão do Conhecimento (DGCON), do Tribunal de Justiça do Rio.

A entrada para os eventos é gratuita.
 

O Museu da Justiça fica na Rua Dom Manuel, 29 - Centro - Rio de Janeiro - RJ, dentro do Antigo Palácio da Justiça.
Mais informações, no site www.tjrj.jus.br, link Institucional / Museu da Justiça / Exposições e Eventos e/ou Visitas Guiadas.
Tels.: (21) 3133-2515/3553 - Fax.: (21) 3133-3548
e-mail: digco@tjrj.jus.br