Publicador de conteúdo web

Programas

"Da Pedra ao Palácio"

Visita Mediada ao APJ

Explora de forma lúdica a história, a arquitetura e a função dos diversos espaços do Antigo Palácio da Justiça. A mediação da visita, realizada por arte-educadores, incentiva o visitante a refletir sobre a construção do pensamento do Direito: "da justiça da pedra à justiça do Direito". De espaço a espaço, a pedra é esculpida de maneira coletiva nos jogos propostos, estimulando a reflexão sobre o significado da justiça e da sua importância na vida em sociedade.

"Por dentro do Palácio"

Visita Teatralizada ao APJ

Idealizado e desenvolvido originariamente pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (2011-2016), o programa convida os visitantes a conhecerem o Antigo Palácio da Justiça na companhia de personagens ícones da Justiça - o jurista Ruy Barbosa, a deusa Themis, e os imperadores de Bizâncio, Justiniano e Teodora. Ao final da visita, o Educativo do CCMJ propõe atividades de mediação que estimulam um melhor aproveitamento da experiência vivida.

'Música no Palácio"

Concertos de Câmara

Criado em 2011, o programa privilegia a música de câmara em suas variadas formações instrumentais e tradições musicais. Desde 2012, com curadoria da direção artística da tradicional Escola de Música da UFRJ, a série já recebeu alguns importantes nomes da música brasileira e internacional, do "clássico" ao "popular".

"Teatro na Justiça"

Espetáculos e leituras dramatizadas

Desde 1999, o programa realiza no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, espetáculos e leituras dramatizadas que estimulam a reflexão e a vivência emocional sobre valores de Justiça e que propõem a discussão sobre as relações entre Direito e Teatro. Em seu repertório, o "Teatro na Justiça" tem encenado clássicos e peças contemporâneas de diversos gêneros, com várias composições de elencos: mistos, nos quais profissionais do Direito atuaram ao lado de atores; outros só de atores; e dois deles formados por magistrados - juízes e desembargadores do TJRJ.

 

CCMJ
Museu da Justiça-Centro Cultural do Poder Judiciário
Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro (APJ-Rio)
Rua Dom Manuel, 29, térreo. Centro. Rio de Janeiro - RJ
55 21 3133- 3768 / 3133-3548

Antigo Palácio da Justiça de Niterói (APJ-Niterói)
Praça da República, s/nº, Centro. Niterói - RJ
55 21 3002-4284 /3002-4285