Publicador de conteúdo web

Acervo

O CCMJ proporciona a magistrados, pesquisadores, estudantes e ao público em geral o acesso a fontes históricas da Justiça do Estado do Rio de Janeiro.
Seu acervo é composto de processos e livros judiciais, registros de áudio e vídeo de fatos significativos e de entrevistas de personalidades do mundo jurídico; além de objetos e fotografias que preservam a memória do Judiciário fluminense.
 

Acervo Museológico
Este acervo é composto por peças de mobiliário, estátuas, quadros, condecorações, vestes talares, além de fotos e documentos sobre pessoas que fazem parte da história da Justiça Estadual.
Para consultar Clique Aqui

Acervo Processual
Constituído de processos e livros de atos judiciais de natureza histórica, o acervo contém mais de 24 mil documentos digitalizados. Entre eles, destacam-se demandas cíveis e comerciais de importância na vida social e política do Rio de Janeiro como, registros de compra e venda de escravos, inventários de personalidades importantes do Império e da República, processos criminais de grande repercussão, relatórios de presidentes de Tribunais e atas de sessões e posse de magistrados.

Para consultar Clique Aqui

Programa de História Oral e Visual
O Programa de História Oral e Visual do Poder Judiciário nasceu de um projeto, lançado, em 1998, pelo desembargador Luiz César de Aguiar Bittencourt Silva (1925-2011), que visava desenvolver um trabalho de pesquisa historiográfica, tendo por base a metodologia e as técnicas da História Oral, estabelecendo novas fontes para a recuperação dessa história. A proposta prosperou e hoje o acervo contem 170 arquivos audiovisuais de depoimentos com indivíduos cujas experiências de vida estejam ligadas à História do Judiciário fluminense (advogados, servidores do Poder Judiciário, magistrados, políticos, promotores, procuradores e secretários de Justiça). As entrevistas são realizadas, preferencialmente na sede do CCMJ, abrangendo questões tanto temáticas e profissionais quanto de trajetória pessoal do entrevistado. Todas as entrevistas são gravadas integralmente em áudio e vídeo - e, mais tarde, transcritas - sendo disponibilizadas nesses formatos para fins de consulta por pesquisadores.
Para consultar Clique Aqui

Acervo Bibliográfico

O CCMJ conta com um acervo de livros na área jurídica e de história.
Para consultar Clique Aqui

CCMJ

Museu da Justiça-Centro Cultural do Poder Judiciário

Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro (APJ-Rio)
Rua Dom Manuel, 29, térreo. Centro. Rio de Janeiro - RJ
55 21 3133- 3768 / 3133-3548

Antigo Palácio da Justiça de Niterói (APJ-Niterói)
Praça da República, s/nº, Centro. Niterói - RJ
55 21 3002-4284 /3002-4285