Assessoria Imprensa (Dest. Foto/Texto)

Retornar para página inteira

Encontro sobre projetos para infância e juventude reúne magistrados e equipes técnicas de Núcleos Regionais do TJRJ

Notícia publicada pela Assessoria de Imprensa em 2017-05-08 15:06:00.0

A Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso (Cevij) e a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) promoveram, em conjunto, um encontro entre equipes técnicas e juízes dos 1º, 2º, 12º e 13º Núcleos Regionais (NURs) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) para apresentar iniciativas do Poder Judiciário e aproximar diretrizes de trabalho das Varas da Infância da Juventude e do Idoso. Na reunião, foram divulgados pela Cevij o Programa de Apadrinhamento e o projeto “O ideal é real – adoções necessárias”.

Eventos desse tipo têm sido recorrentes e um dos objetivos é também informar sobre o trabalho em relação à adoção internacional a fim de ampliar as possibilidades para que crianças garantam o direito à convivência familiar e comunitária. A Cejai considera que esse tipo de adoção pode ser a última oportunidade para que algumas crianças encontrem uma família e é vista como uma possibilidade que não pode ser descartada.

O encontro aconteceu na Escola de Administração Judiciária do TJRJ (Esaj) e teve participação da desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira, coordenadora da Cejai, e do juiz Sergio Luiz Ribeiro de Souza, Presidente da Cevij, além de assistentes sociais, psicólogos e comissários de Justiça dos Núcleos Regionais.

Ao final da reunião, o psicólogo Lindomar Darós, da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de São Gonçalo, presenteou as autoridades presentes com exemplares do livro “Atualidades em Psicologia Jurídica”. Trata-se de uma coletânea organizada pelo também psicólogo do TJRJ, Eduardo Ponte Brandão, que aborda diversos temas de importância para a psicologia, assim como para o direito e áreas afins. Entre os artigos, destaca-se o que  lança luz sobre as condições de trabalho das equipes atuantes nas equipes técnicas interdisciplinares cíveis (ETIC), no TJRJ. O livro consta das referências bibliográfica do concurso do TJSP a ser realizado neste ano de 2017.

GL/SF