Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
Governador do Rio destaca a qualidade da Justiça estadual
Os moradores da Baixada Fluminense ganharam nesta terça-feira (dia 23 de janeiro) mais seis serventias que proporcionarão uma maior agilidade na prestação jurisdicional da região. Em Nova Iguaçu, foi inaugurado o anexo do Fórum, onde irão funcionar o I e o II Juizados Especiais Cíveis, o Juizado Especial Criminal e a Vara da Infância, da Juventude e do Idoso e, em Duque de Caxias, foram instaladas a 7ª Vara Cível e a 5ª Vara de Família.
"Estamos inaugurando muitas obras e todas de muita importância. Mas as que mais me emocionam são as instalações dos Juizados Especiais, que recebem hoje cerca de 550 mil processos por ano, o mesmo que todas as varas da Capital juntas. Os dois Juizados Especiais Cíveis de Nova Iguaçu recebem em média 650 ações por mês cada um e estavam muito mal instalados. Peço desculpas aos servidores e aos jurisdicionados por terem ficado todo esse tempo em instalações precárias", afirmou o presidente do TJ, desembargador Sergio Cavalieri Filho.
O governador do estado do Rio, Sérgio Cabral Filho, que tem comparecido a várias inaugurações do Poder Judiciário fluminense, lembrou que "a população de Nova Iguaçu está ganhando um espaço para recebê-la com qualidade e eficiência. O povo percebe quando é bem tratado e o Tribunal de Justiça do Rio o tem tratado com muita dignidade. Tenho acompanhado a mudança da qualidade da Justiça do estado, cujo clímax é a gestão do presidente Cavalieri", disse Cabral.
Foram investidos R$ 10,3 milhões no anexo do Fórum de Nova Iguaçu, que vai se chamar Joel Teixeira de Araújo em homenagem póstuma ao juiz que, por 13 anos, esteve à frente da 3ª Vara Criminal da Comarca. O anexo tem 5.272,36m² e espaço para novas instalações. "É inegável a importância dos Juizados Especiais para a celeridade da Justiça. À medida que for sendo necessário, instalaremos novas varas, pois há espaço para isso neste anexo", explicou o juiz diretor do Fórum de Nova Iguaçu em exercício, André Ricardo de Franciscis Ramos.
Estiveram também presentes à inauguração do anexo do Fórum de Nova Iguaçu o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Zveiter, o presidente eleito do TJRJ para o biênio 2007/2008, desembargador José Carlos Murta Ribeiro, o desembargador Antônio Izaías da Costa Abreu, membro do Grupo de Altos Estudos da Memória Judiciária do
Museu da Justiça, o prefeito do município de Nova Iguaçu, Luiz Lindberg Farias Filho, o prefeito do município de Mesquita, Arthur Messias, o juiz auxiliar da Presidência, André Uchôa, além de juízes da comarca, vereadores, deputados e outras autoridades civis e militares. O anexo do Fórum de Nova Iguaçu fica na Rua Coronel Bernardino de Melo, s/nº.
Duque de Caxias
Também foram instaladas nesta terça-feira a 7ª Vara Cível e a 5ª Vara de Família do Fórum de Duque de Caxias. "Nosso objetivo é atender a demanda nas varas cíveis e de família, que são muito congestionadas. Essas instalações demonstram que Caxias tem uma grande importância para a Justiça estadual", comemorou o juiz diretor do Fórum Duque de Caxias em exercício, Fernando Antônio de Almeida.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Duque de Caxias, o advogado Geraldo Menezes, agradeceu a instalação das novas varas. "Reitero o agradecimento ao presidente Cavalieri, que no final da sua gestão vem inaugurar mais duas varas e aumentar o conforto de quem procura pela Justiça no município. Agradeço também aos juízes daqui, que são os melhores do mundo", elogiou Menezes.
"Há pouco mais de um mês instalamos nesse Fórum Juizados Especiais e uma Vara da Infância, da Juventude e do Idoso. As Varas Cíveis e de Família de Duque de Caxias são as mais congestionadas da Baixada e a produtividade dos juízes, mesmo assim, estava sempre em dia, o que representava uma sobrecarga de trabalho", afirmou o presidente Sergio Cavalieri. O endereço do Fórum de Duque de Caxias é Rua General Dionísio, 764.
O presidente lembrou, ainda, que amanhã será inaugurado o novo Fórum de Campos dos Goytacazes e, até o final da sua gestão, haverá também a reforma do Fórum de Magé e o Juizado Especial Cível de Alcântara. Serão instaladas ainda serventias judiciais em Itaboraí, São Gonçalo, Santa Cruz, Resende, Volta Redonda e a assinatura do termo de cessão de terreno em Pinheiral.