Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
Acusado de homicídios na Baixada tem prisão preventiva decretada
O juiz Alexandre Guimarães Gavião Pinto, da 4ª Vara Criminal da Comarca de Nova Iguaçu/Mesquita, decretou a prisão preventiva de Saílson José das Graças pelo assassinato de Fátima Miranda, após invadir a casa da mulher, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A polícia investiga a participação de Saílson em uma série de homicídios ocorridos na região, com características comuns na forma de escolha e ataque às vítimas.
No mesmo processo, também foram decretadas as prisões preventivas de Cleusa Balbina de Paula e José Messias, respectivamente atual mulher de Saílson e o ex- companheiro dela, pelo envolvimento no crime.
A decisão do magistrado atende ao pedido do Ministério Público para que a prisão em flagrante dos três acusados fosse convertida em preventiva, com base nos depoimentos prestados à polícia. Saílson contou ter praticado o crime a mando de Creusa, que o sustentava com alimentação e roupas.
“Conforme combinado, o declarante foi até a casa de Fátima Miranda, tendo chegado pouco depois das 4h do dia 09 de dezembro de 2014 e escondeu-se no quintal, a fim de aguardar a Fátima acordar e abrir a porta; que Fátima abriu a porta, por volta das 5h40, quando já estava amanhecendo; que ela foi para os fundos do quintal, perto do rio, local onde o declarante a abordou e desferiu-lhe as facadas; que não recorda-se de cada uma, mas receia que tenha desferido 7 a 9 facadas no tórax, não atingindo a cabeça ou as pernas”, diz um trecho do depoimento.
Em sua decisão, o juiz Alexandre Guimarães destacou que “no caso, os elementos probatórios já amealhados autorizam, com segurança, a custódia provisória dos três indiciados, que não possuem as mínimas condições de, por ora, aguardarem soltos o deslinde das investigações e a tramitação da eventual ação penal”.
PC/AB
Processo nº 0157523-68.2014.8.19.0038