Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
TJRJ e prefeitura de Itatiaia negociam terreno para construção de novo Fórum
Em seu terceiro dia de visita às comarcas do Sul do Estado, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro, iniciou hoje (dia 28 de novembro), entendimentos com o prefeito de Itatiaia, Jair Alexandre Gonçalves (PSDB) para a construção de um novo Fórum na Cidade. O prédio deverá ser erguido em um terreno de 6.300 metros quadrados, na Avenida Dois, no Bairro Jardim Itatiaia (ao lado da Delegacia e perto do Parque Nacional).
De acordo com o presidente do TJRJ, o atual Fórum de Itatiaia está acanhado para o movimento existente. A comarca tem hoje 7.268 processos em sua única vara. "Estamos iniciando as negociações e vou me empenhar para que essa obra aconteça. A administração está atenta às necessidades de todas as comarcas e nosso objetivo é que sempre se faça a melhor justiça possível em todo o Estado", disse Murta.
O Tribunal de Justiça vai mandar um ofício para a Prefeitura de Itatiaia solicitando a cessão do terreno. A partir daí, será elaborado um protocolo de intenções e depois um projeto de lei que será enviado à Câmara de Vereadores. A obra deve custar em torno de R$ 8 milhões e a intenção é realizar a licitação no segundo semestre de 2008.
Além de Itatiaia, o desembargador Murta Ribeiro esteve também nas Comarcas de Porto Real/Quatis e de Resende. Nesta última, o presidente anunciou que estão sendo preparados planos para a ampliação do Fórum.
O presidente do TJ do Rio, que chegou na segunda-feira passada à Região, reuniu-se com juízes e servidores do 5º Núcleo Regional e ouviu, atentamente, as reivindicações. Ele, porém, pediu o empenho de todos para que trabalhem com verdadeiro espírito de equipe.
Na terça-feira, Murta visitou as obras do novo Fórum de Volta Redonda e cobrou agilidade da empresa responsável pela construção. A intenção é entregar o prédio à população em abril do ano que vem. O presidente do TJ esteve também em Barra Mansa.