Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
Tribunal do Júri julga o segundo acusado de atear fogo no ônibus 350
O 2º Tribunal do Júri da Capital está julgando hoje (dia 6 de novembro) Anderson Gonçalves dos Santos, vulgo "Lorde", o segundo acusado de atear fogo no ônibus 350, em Brás de Pina, a sentar no banco dos réus. De acordo com o Ministério Público, ele teria organizado a manifestação que culminou com a morte de cinco pessoas e deixou outras 16 feridas, quando o veículo onde elas estavam foi incendiado, no ano passado.
Hoje também seria julgada Sheila Messias Nogueira, acusada de ter sinalizado para o ônibus parar e de impedir a saída dos passageiros do veículo em chamas, mas o juiz Luiz Noronha Dantas determinou o desmembramento do julgamento porque o MP e o defensor público de Sheila discordaram sobre a aceitação de um dos jurados. O julgamento dela foi então remarcado para o dia 4 de dezembro e apenas "Lorde" está sendo julgado hoje.
O julgamento, que estava marcado para ter início às 9h, começou apenas as 12h10 por causa da demora na chegada de Sheila e da testemunha Vera Lúcia Pimenta ao Tribunal do Júri, que veio algemada ao Fórum. Com o desmembramento, Sheila foi levada de volta à 72ª DP e Vera Lúcia voltou para a Polinter, onde está presa desde o dia 1º de novembro, quando apresentou falso testemunho no julgamento de Alberto Maia da Silva, o primeiro a responder pelo crime. Alberto foi condenado a uma pena de 309 anos e cinco meses de prisão em regime fechado.
O Conselho de Sentença, que irá decidir se "Lorde" é culpado ou inocente, foi formado por seis homens e uma mulher. Ele não quis responder ao interrogatório, nem mesmo às perguntas iniciais sobre seus dados pessoais e sociais, utilizando seu direito de permanecer calado. Tanto o Ministério Público quanto a defesa de Lorde dispensaram os depoimentos das 10 testemunhas que estavam arroladas. Da leitura do relatório e exibição de fitas com reportagens da época do crime o julgamento irá direto para os debates entre MP e defesa.
O julgamento foi interrompido das 13h45 às 15h e reiniciou com as alegações do promotor de Justiça, Riscala Abdenur. O advogado de defesa do "Lorde" é Maurício Neville. O 2º Tribunal do Júri fica no Fórum Central, na Avenida Erasmo Braga, 115, 2º andar, corredor "C", Lâmina 2.