Notícias
'Alienação Fiduciária e os Direitos do Consumidor' em debate na Emerj
A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) sediou nesta sexta-feira, dia 17, a 20ª Reunião do Fórum Permanente de Direito Urbanístico, Notorial e Registral, que teve como tema “Alienação Fiduciária e os Direitos do Consumidor”.
Participaram da reunião a desembargadora Leila Mariano, diretora-geral da Emerj; o desembargador Fernando Cerqueira Chagas, presidente do fórum; o palestrante Celso Russomano; o presidente do Procon do Estado do Rio, José Bonifácio F. Novellino; o delegatário André Gomes Netto e o representante do Procon Municipal, Pablo Cerdeira.
Ao fazer a abertura da reunião, a diretora-geral da Escola da Magistratura, Leila Mariano, ressaltou a importância da matéria para o Judiciário. “Essa matéria é extremamente importante para os destinos do Poder Judiciário, pois há inúmeros casos de desrespeito ao consumidor neste âmbito. Esta é uma questão de interesse público. Há conseqüências sérias que já existem e ainda estão por vir”, declarou.
Em seguida, o palestrante Celso Russomano lembrou que, no início da sua vida pública, trabalhou no Departamento de Trânsito de São Paulo e, por isso, domina o assunto. Ele apresentou uma de suas reportagens relacionada à defesa do consumidor e a alienação fiduciária para depois fazer uma explanação sobre o assunto. De acordo com Celso Russomano, alguns pontos nas leis que regem esta matéria acabam prejudicando o consumidor e inflam o Poder Judiciário. “A história começa na confecção do Código Civil. A possibilidade de brechas contratuais afeta o Judiciário, o inflando com inúmeros processos e, por isso, devem-se registrar os contratos fechados nestas negociações para que haja segurança jurídica”, afirmou.
O desembargador Fernando Cerqueira e o delegatário André Gomes fizeram suas considerações sobre o tema e levantaram questões durante o debate. Ao fim da palestra, a desembargadora Leila Mariano colocou a Escola da Magistratura à disposição para mais debates sobre o assunto e o presidente do fórum sugeriu a criação de uma Comissão de Estudo junto aos Procons sobre Alienação Fiduciária e Direitos do Consumidor, o que foi aprovado prontamente pela diretora-geral da Emerj.
Últimas Notícias
19/06/2013 19:34 - Alerj aprova projeto que fixa teto para emolumentos cartorários19/06/2013 19:30 - Justiça concede liberdade provisória aos estudantes presos durante manifestação
19/06/2013 16:02 - Processo virtual chega às Varas da Fazenda Pública da Capital
19/06/2013 16:00 - TJRJ e Fifa alinham condutas para jogos da Copa das Confederações no Maracanã
19/06/2013 15:42 - Onze policiais e mais 13 são condenados por envolvimento com o tráfico
19/06/2013 11:32 - TJRJ não publicará Diário da Justiça Eletrônico nesta quinta-feira, 20/6
19/06/2013 11:04 - Grupo de trabalho vai elaborar Estatuto do Servidor do Poder Judiciário
19/06/2013 10:47 - Postos de atendimentos dos aeroportos têm movimento normal no fim de semana
18/06/2013 20:24 - Cedae manterá fundo único para cumprimento de penhoras
18/06/2013 19:49 - Desembargador Antonio Carlos Esteves Torres recebe homenagem