Assessoria Imprensa (Dest. Foto/Texto)

Retornar para página inteira

Saúde Mental é tema de palestra para servidores do TJRJ

Notícia publicada pela Assessoria de Imprensa em 2017-10-25 13:04:00.0

Mais de 200 servidores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro assistiram nesta terça-feira, dia 24, à palestra da psiquiatra e autora de diversos livros Ana Beatriz Barbosa Silva. O evento, organizado pela Diretoria-Geral de Gestão de Pessoas (DGPES), fez parte das comemorações pelo Dia do Servidor Púbico, cuja data é 28 de outubro, e teve a parceria da Amil.   

Ana Beatriz falou sobre “Saúde mental – depressão, ansiedade e estresse” e explicou a diferença entre os vários tipos de problemas provenientes desses estados mentais.

“Ansiedade e medo são sentimentos universais. Todos nós sentimos e são necessários à nossa sobrevivência. O problema é quando eles se tornam muito frequentes e exacerbados, pois isso libera excesso de hormônios de estresse (adrenalina e cortisol) e faz adoecer”, explicou a escritora.

Ela também falou sobre as fobias específicas, que são medos exagerados e infundados em relação a certos objetos, animais ou situações. “Os mais comuns são o medo de avião, elevador, trovoadas, insetos, aves e dentistas. Muitas pessoas acabam sofrendo grandes limitações em sua vida por causa desses medos”, afirmou.

Outros temas abordados foram o transtorno obsessivo-compulsivo, o transtorno do pânico, a ansiedade generalizada, o transtorno do estresse pós-traumático e a “epidemia moderna” chamada depressão.

Ao final da palestra foram sorteados livros de autoria da palestrante e kits da Amil. Os servidores de outros fóruns também puderam assistir a palestra através do sistema de videoconferência.

Além de Ana Beatriz, compuseram a mesa a juíza auxiliar da Presidência Rose Maria Pimentel Martins, o juiz auxiliar da Corregedoria Luiz Eduardo Canabarro e o diretor geral da DGPES, Gabriel Albuquerque Pinto.

 

Fotos: Felipe Cavalcanti / TJRJ

SF/ PC