Assessoria Imprensa (Dest. Foto/Texto)

Retornar para página inteira

Fórum de Segurança Pública da Emerj debate propagação do discurso do ódio na sociedade

Notícia publicada pela Assessoria de Imprensa em 2017-08-09 18:02:00.0

A escalada alarmante do discurso de ódio na sociedade brasileira, expressada em clichês clamando por punição como “bandido bom é bandido morto”“não tinha nem um santo”, “tem que matar é mais”, entre outros, será discutida na próxima segunda-feira, dia 14, a partir das 9h, no debate “O Discurso do Ódio e a Segurança Pública no Brasil” promovido pelo Fórum Permanente de Segurança Pública e Execução Penal da Escola de Magistratura do Estado do Rio de janeiro (Emerj) e pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Uerj.

O evento discutirá questões acerca da segurança pública e da perpetuação dos discursos de ódio, contando com a participação de magistrados, jornalistas, historiadores, psicólogos, cientistas sociais e representantes da segurança pública. Serão abordados temas como: “O Ódio na História”, “O Ódio e a Crise Parlamentar no Brasil”, “O Discurso do Ódio, o Direito e a Democracia”, “O Ódio e a Questão LGBT” e “O Atendimento à Mulher Vítima de Violência no Deam”, entre outros temas.

O presidente do Fórum, desembargador Alcides da Fonseca Neto, destacou a importância do debate neste  momento em que aumentam as manifestações em favor de ações repressivas em relação às políticas de segurança pública.

“O debate tem o objetivo de apresentar uma visão histórica e criminológica sobre o discurso do ódio nas políticas de segurança pública. Do fascismo do passado ao discurso racista, machista, sexista e de exclusão das minorias de hoje.  Para isso, estão programadas várias mesas de debate contando com palestrantes como a juíza Adriana Ramos de Mello e a jornalista Flavia Oliveira, além do Reitor da UERJ, professor Ruy Garcia Marques, que também participará das discussões”, disse o magistrado.

O encontro será no Auditório Des. Paulo Roberto Ventura, na Emerj, na Rua Dom Manuel 25, no Centro do Rio, das 9h às 18h. As inscrições gratuitas serão feitas pelo site da Emerj,  através do link: http://emerj.com.br/evento/inscricaoforum.php?codEvento=7225  .

Mais informações podem ser obtidas na secretaria da Emerj, pelos telefones 3133-3369 / 3133-3380.

Confira aqui a programação: https://goo.gl/2M2pDj

 

JM/SF