Assessoria Imprensa (Dest. Foto/Texto)
Museu da Justiça -CCPJ tem programação especial com homenagens às mulheres até o fim do mês
No mês dedicado às homenagens à mulher, que teve no último dia 8 a data comemorada internacionalmente, o Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário (CCPJ-Rio) programou, até o fim do mês, concertos de música, filmes seguidos de debate e leituras dramatizadas. Com o objetivo de fazer uma reflexão sobre a participação da mulher na sociedade, os eventos são realizados às terças, quartas e quintas-feiras na Sala Multiuso do Antigo Palácio da Justiça, na Rua Dom Manuel 29, Centro do Rio de Janeiro (atrás do Fórum). A entrada é franca e a distribuição de senhas será feita às 18h30.
O programa “Música no Palácio” recebe a cantora e atriz Sara Bentes, que tem no currículo participações em festivais de arte nos Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Tailândia e Argentina. Em 2012, a cantora lançou o CD infantil intitulado “Faz Sempre Sol” e em 2015 foi a vez do primeiro CD solo. Ela integra o projeto Teatro Cego. Na literatura, Sara é autora do livro “Fotografias Poéticas de um Olhar Viajante”, pelo Clube de Autores, e de uma obra de crônicas, “Quando Botei a Boca no Mundo”.
Já o “Cinema no Palácio” vai apresentar na próxima quarta-feira, dia 22, o filme “Cinco Graças”, que conta a história das jovens irmãs órfãs que tentam resistir aos limites impostos por uma sociedade repressora. O debate após a projeção será conduzido pela juíza Adriana Ramos de Mello, titular do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
Na quinta-feira, dia 23, às 19h, será realizada a leitura dramatizada de “Por Elas”. Inspirada em casos reais, a peça, escrita pelo advogado e dramaturgo Ricardo Leite Lopes e pela diretora do espetáculo Sílvia Monte, aborda a realidade de mulheres que sofrem violência na relação com seus parceiros e as dificuldades psíquicas, jurídicas, familiares, sociais e culturais encontradas para conseguirem romper o “ciclo da violência”. O elenco reúne as atrizes Amanda Grimaldi Lerias, Dulce Penna, Flávia Botelho, Laura Nielsen, Rosana Prazeres, Rose Abdallah, Sara-Hana e o ator Lucas Gouvêa, que interpreta os diversos personagens masculinos.
“Por Elas” é uma peça inédita oriunda do programa “Teatro na Justiça”. Com grande sucesso de público, o texto já teve apresentações sob a forma de leitura dramatizada na Sala Multiuso em diferentes ocasiões nos meses de novembro e dezembro de 2016 e em janeiro de 2017. A obra deverá ser montada ainda esse ano.
O Museu da Justiça deu início também neste mês à visita intitulada “Da Pedra ao Palácio”, mediada por educadores que, de forma lúdica, fazem a exploração da história, da arquitetura e da função dos espaços do Antigo Palácio da Justiça, inaugurado em 1926. O visitante é incentivado a refletir sobre a construção do pensamento do Direito – “da justiça da pedra à justiça do Direito”. De espaço em espaço, a proposta lúdica é fazer a pedra ser esculpida de maneira coletiva através de jogos apresentados pelos mediadores, que estimulam a reflexão sobre o significado da Justiça e da sua importância na vida em sociedade. Nesta semana as visitas serão apresentadas na terça-feira, dia 21, na quinta-feira, 23, e no sábado, 25. Para participar, o visitante deve chegar 15 minutos antes do início da sessão e requisitar uma senha de identificação. As visitas também podem ser agendadas para escolas e outros grupos pelos telefones: 3133-3366 / 3133-3368.
Programação especial em homenagem à mulher
Segunda Semana
“Música no Palácio”- Concertos de Câmara – Homenagem às mulheres
terça-Feira, 19h
21/3 - Sara Bentes, voz, acompanhada ao piano por Luiz Otávio - Programa: obras autorais
“Cinema no Palácio” – projeções de filmes, seguidos de debate;
Quarta-feira, às 19h - 22/3– “Cinco Graças”
Debatedora: juíza Adriana Ramos - Titular do I Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
Teatro na Justiça - “Por Elas”
Quinta-feira, 23/3, às 19h
Leitura dramatizada da peça inédita de Ricardo Leite Lopes e Sílvia Monte. Elenco: Amanda Grimaldi Lerias, Flavia Botelho, Dulce Penna, Laura Nielsen, Rosana Prazeres, Rose Abdallah, Sara-Hana e Lucas Gouvêa.
Direção: Sílvia Monte
Toda a programação tem entrada gratuita, com distribuição de senhas às 18h30.
Antigo Palácio da Justiça / Sala Multiuso
Rua Dom Manuel 29, Térreo, Centro, Rio de Janeiro-RJ
Telefones: 55 21 3133-3366 / 3133-3368
Realização: Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro
Museu da Justiça - Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro
Fonte: Museu da Justiça - CCPJ
Últimas notícias
Fri Apr 20 09:34:00 BRT 2018 - Facebook deverá excluir só postagens ofensivas à Marielle Franco informadas pela famíliaThu Apr 19 20:19:00 BRT 2018 - Estado se compromete a aumentar repasses para a saúde em audiência no TJ
Thu Apr 19 19:22:00 BRT 2018 - Artista de circo preso em ação contra milícia ganha liberdade
Thu Apr 19 18:35:00 BRT 2018 - Ex-prefeito de Itaguaí é condenado por improbidade administrativa
Thu Apr 19 18:04:00 BRT 2018 - Cervejaria Proibida não pode usar o uniforme da seleção brasileira em propagandas
Thu Apr 19 13:43:00 BRT 2018 - Negado recurso da Baggagio contra a Mala Amada
Thu Apr 19 13:14:00 BRT 2018 - Justiça suspende cobrança da taxa de manutenção de jazigos nos cemitérios públicos
Thu Apr 19 10:47:00 BRT 2018 - TJ do Rio publica lista de progressão/promoção de 290 serventuários
Thu Apr 19 10:36:00 BRT 2018 - Esaj abre pré-inscrições para curso de Custas Processuais e Grerj Eletrônica
Thu Apr 19 09:53:00 BRT 2018 - Atriz será indenizada por fotos nuas publicadas em portal