Assessoria Imprensa (Dest. Foto/Texto)

Retornar para página inteira

TJRJ participa da Semana do Bebê do Unicef no Degase

Notícia publicada pela Assessoria de Imprensa em 2016-09-19 14:59:00.576

Especialistas de instituições governamentais, de universidades, de organizações da sociedade civil  e do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ)  participam, a partir desta segunda-feira, dia 19, da Semana do Bebê, agenda proposta pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância  (Unicef) em parceria com estados e municípios. A semana acontece de 19 a 23 de setembro em várias unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), na capital e nos municípios de Belford Roxo, Volta Redonda e Campos dos Goytacazes.

Organizada pela primeira vez no Rio de Janeiro no Degase, com o apoio do TJRJ, a semana objetiva promover uma grande mobilização de modo a aproximar a causa de valorização da primeira infância e tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos serviços e políticas públicas. Durante a semana serão realizadas oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.

“A Semana do Bebê do Degase é a primeira iniciativa no sistema socioeducativo tratando da Primeira Infância. Sabemos que os adolescentes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas, no sistema de internação ou de semiliberdade, são muitas vezes pais e mães de bebês. E existem vários internos que gostariam de ter sua própria paternidade reconhecida. Desta forma, o Unicef, com a participação do TJRJ e de diversos parceiros, organizou essa Semana do Bebê no Degase”, explicou a juíza Raquel Chrispino, coordenadora da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso (Cevij).

Na sexta-feira, dia 16, na Escola João Luiz Alves (JLA), unidade do Degase localizada na Ilha do Governador, foi realizada a cerimônia de abertura da Semana, que contou com a presença da representante adjunta do Unicef no Brasil, Esperanza Vives, da secretária executiva da Rede Nacional da Primeira Infância, Maria Mostafa, do presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, Mauro Osório, da defensora pública Eufrásia Maria de Souza, da  juíza Lucia Glioche, titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas da Capital e da coordenadora da Cevij do TJRJ, juíza Raquel Chrispino.

Para um auditório lotado, composto, também, por adolescentes internos do Degase, a juíza Lúcia Glioche enfatizou a importância da paternidade. “Nesta Semana do Bebê é fundamental que estejamos atentos aos três tipos de paternidade, ou seja, a biológica, a registral e, principalmente, a afetiva. Considero esta última de importância fundamental para que não deixemos de acreditar no futuro da criança”, ressaltou a magistrada.

Já a juíza Raquel Chrispino lembrou que a participação do TJRJ na Semana do Bebê é um caminho natural, considerando o Projeto Estratégico de Valorização da Primeira Infância, lançado pelo Tribunal de Justiça no dia 29 de julho.

“O Projeto de Valorização da Primeira Infância faz parte do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça. É um projeto que nos dá condições internas de fazer mais pelas crianças na primeira infância e vamos trabalhar em três frentes: o cuidado com os filhos das pessoas privadas de liberdade, a aproximação com as instituições de acolhimento dos bebês e a valorização da paternidade. Esta é uma faixa etária que precisa ser olhada com urgência”, destacou a magistrada.

TJRJ na Semana do Bebê do Degase

Na terça-feira, dia 20, das 9h às 11h30min, funcionários da Cevij e do Núcleo de Atenção à Primeira Infância, Entrelaços da Infância, participam de oficina com internas do Centro de Socioeducação Professor Antonio Carlos Gomes da Costa (PACGC), da Ilha do Governador.  Às 14 horas, na mesma unidade do Degase, acontece a exibição do filme “O Começo da Vida”, do Instituto Alana, seguido de debate com a participação da psicóloga da Cevij Eliana Olinda Alves, responsável pelo Projeto Estratégico de Valorização da Primeira Infância do TJRJ.

Na quarta-feira, dia 21, a psicóloga participa de debate sobre o filme no Criad de Volta Redonda. Encerrando a participação do TJRJ na Semana, na sexta-feira, dia 23, a equipe do Projeto Pai Presente da Vara de Registros Públicos da Capital participa das atividades no Educandário Santo Expedito (ESE), em Bangu.

JM/SF