Assessoria Imprensa (Dest. Foto/Texto)

Retornar para página inteira

TJRJ lança programa Adoção em Pauta: esforço para garantir um lar a crianças e adolescentes

Notícia publicada pela Assessoria de Imprensa em 2016-05-11 14:05:00.0
Um esforço concentrado de juízes e servidores do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) para garantir uma família para crianças e adolescentes à espera de adoção. Este é o compromisso do Judiciário fluminense no programa Adoção em Pauta, lançado este mês pela Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância, Juventude e do Idoso (CEVIJ) e pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (CEJAI), coordenada pela desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira.
 
No mês de maio, magistrados estão mobilizados para proferir sentenças de adoção. O esforço já está vem sendo feito desde o início do ano. Segundo levantamento do TJRJ, mais de 450 sentenças já foram proferidas de janeiro a abril deste ano. O Rio tem 14 varas especializadas no tema e 81 com competência para julgar pedidos de adoção.
 
“Nosso objetivo é fazer a melhor homenagem a este importantíssimo gesto: através do trabalho conjunto, agilizar os processos de colocação das crianças e adolescentes em família substituta.  Ainda percebemos, em alguns contextos, um olhar equivocado sobre a adoção, seus requisitos e suas expectativas. A nova cultura da adoção coloca a criança e o adolescente em primeiro plano. Queremos fazer com que crianças e adolescentes tenham assegurado o direito de viver em família. O TJRJ está engajado nesta causa”, afirma a coordenadora da CEVIJ, juíza Raquel Chrispino.
 
Também serão realizados eventos, debates sobre adoção e a assinatura de um Ato Normativo pelo presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, no dia 25 de maio, reforçando o Adoção em Pauta como política pública permanente do Judiciário.
 
FB/JL