Autofit Section

Desembargador Alexandre Antonio Franco Freitas Câmara


 Desembargador Alexandre Antonio Franco Freitas Câmara

Funções Atuais

Desembargador com assento efetivo na 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, oriundo do Quinto Constitucional da Advocacia desde 24 de novembro de 2008

Membro da Comissão de Legislação e Normas do TJERJ.

Presidente do Fórum Permanente de Direito Civil e Processo Civil da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - EMERJ - Composição atual: Portaria nº 31/2017.

Doutor em Direito Processual (PUCMINAS).

Professor emérito e coordenador de direito processual civil da EMERJ.

Presidente do Instituto Carioca de Processo Civil (ICPC). Vice-diretor de relações institucionais do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP).

Membro do Instituto Iberoamericano de Direito Processual (IIDP).

Membro da Associação Internacional de Direito Processual (IAPL). Membro honorário da Associação Brasiliense de Direito Processual Civil (ABDPC).

Membro da Academia Brasileira de Direito Processual Civil.

Membro honorário do Comitê Brasileiro de Arbitragem (CBAr).

Membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Direito Processual Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sula (PUC-RS), da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e da Faculdade Baiana de Direito.

Foi membro das Comissões de Juristas que assessoraram a Câmara dos Deputados na análise dos projetos de lei que resultaram na Lei Maria da Penha e no Código de Processo Civil de 2015.

Autor de dezesseis livros sobre temas de direito processual civil, além de dezenas de artigos publicados em revistas e livros jurídicos no Brasil, Uruguai, Estados Unidos da América, Bélgica, Polônia e Rússia. Já proferiu palestras e conferências em todos os Estados do Brasil, na Argentina, Portugal, Alemanha e República da Irlanda.

Acórdãos

Currículo